Conversores para TV digital ainda custam mais que o dobro do previsto

Meio ano após a estréia da TV digital, preço dos equipamentos ainda não caiu conforme previsto pelo Ministério das Comunicações.

A TV digital completa nesta segunda-feira (02/06) seis meses de transmissão no Brasil, mas os preços dos conversores ainda estão bem acima da previsão inicial de 200 reais do Ministério das Comunicações.Vendedores de seis lojas que ficam na região de Santa Ifigênia, principal núcleo do comércio de produtos eletroeletrônicos da cidade de São Paulo, informaram que continua pequena a procura pelos conversores. Os preços nessas lojas variam entre 780 reais e 1.080 reais. Em três portais de venda pesquisados na internet, os preços variam de 489 reais a 1.099 reais.

Os preços continuam os mesmos de quando a TV digital foi implantada, em dezembro de 2007. Segundo informações da assessoria de imprensa da Superintendência da Zona Franca de Manaus (Suframa), quatro empresas atualmente estão produzindo conversores na região e outras nove estão em fase de implantação. De acordo com a Suframa, de janeiro a março de 2008, a produção de conversores foi de 14.619 unidades.Em entrevista coletiva no fim do ano passado, o ministro das Comunicações, Hélio Costa, disse que em poucos meses o preço do conversor chegaria a 200 reais. Na ocasião ele pediu paciência aos consumidores.A Suframa alega que não há nenhum acordo para que os fabricantes coloquem os conversores com preços sugeridos e mais baixos, e que tudo “vai depender do mercado”.A fabricante Proview Eletrônica do Brasil, que ainda está em fase de implantação na Zona Franca de Manaus, conseguiu chegar a um protótipo com preço final próximo a 200 reais. Outra fabricante, a Comsat, também promete um coversor a 200 reais até o final do mês de junho.


Fonte: uol