DVD se “auto-destrói” após período de aluguel 48hs


“Esse disco se auto-destruirá em 48 horas.” É mais ou menos essa a idéia da nova modalidade de aluguel de filmes nos EUA, feito por uma empresa chamada Flexplay.

O “NO RETURN DVD RENTAL” (aluguel de DVD sem devolução) permite ao locador assistir ao filme quantas vezes quiser por 48 horas e, depois, jogar o DVD no lixo. O custo dos vídeos é de US$ 4,99 e você terá certeza de que não pagará multa por atraso.

Compare Preços: DVD "NO RETURN"


Nem adianta tentar mais porque após esse período, o disco começa a dar defeito. Isso porque o DVD tem um adesivo especial que, quando exposto ao oxigênio, sofre uma reação química que interfere na capacidade de o raio laser ler o disco.

A idéia não é nada politicamente correta nesse período em que as discussões sobre políticas ambientais estão em alta.

Os discos, segundo a empresa, são totalmente recicláveis e respeitam os padrões ambientais da, agência de proteção ao meio ambiente dos EUA, em inglês). Além disso, eles têm parceria com duas empresas de reciclagem para coletar e reciclar o material.

“Todos os discos da Flexplay são recicláveis e não usam material que tenham impacto ambiental diferente dos CDs comuns.”

Assim como as mídias comuns, o CD da Flexplay é feito de policarbonato, como os outros,que é um plástico completamente reciclável. Um argumento curioso é de que o aluguel não retornável poupa os gastos de energia e outros tipos de poluição que uma locadora produziria.

Fonte: UOL