Windows para celular terá foco voltado à música, diz Microsoft

Executivo afirma que empresa faz parcerias para ganhar força nesse cenário.
Segundo ele, consumidores compram mais 'celulares musicais' do que iPods.


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A Microsoft se concentrará em melhorar as funções relacionadas à música nas futuras versões de seu software para celulares, disse um executivo na sexta-feira. A divisão de comunicações móveis da gigante do software fornece sistemas operacionais para celulares inteligentes e outros aparelhos móveis com base na plataforma Windows Mobile.

Os parceiros da empresa incluem a sul-coreana Samsung Electronics, a Motorola, a High Tech Computer (HTC) e Asustek Computer .

"Uma coisa que a Apple vem aproveitando para ganhar impulso é o cenário da música. As operadoras de telefonia móvel e nós estamos formando parcerias nessa área, para garantir que os consumidores possam usar a música da melhor maneira", disse Andy Lees, vice-presidente sênior da divisão de comunicações móveis da Microsoft. Ele se recusou a fornecer detalhes.


Concorrência
A Microsoft concorre com o popular iPhone, da Apple, e com aparelhos como o BlackBerry, da Research in Motion, e modelos da Palm e da Nokia, que utiliza o sistema operacional da Symbian em seus celulares. Os usuários do Windows Mobile ouvem e administram suas canções em seus celulares por meio do programa Windows Media Player, semelhante ao que utilizam em seus computadores.

Lees diz que a música em celulares é uma imensa oportunidade de negócios, já que a cada ano os consumidores adquirem dez vezes mais celulares com capacidades musicais do que iPods.

No primeiro trimestre do ano, a Microsoft vendeu 4,3 milhões de unidades de seu software Windows Mobile, 1,9 milhão a mais do que no período um ano antes. A Apple vendeu 1,7 milhão de unidades do iPhone no mesmo período, de acordo com o grupo de pesquisa IDC. O grupo prevê que as vendas de celulares inteligentes com o Windows Mobile serão duas vezes maiores que as do iPhone, nos próximos quatro anos.

A Microsoft espera vender 20 milhões de unidades de seu software Windows Mobile no ano fiscal 2007/8, depois de vender 11 milhões de unidades em 2006/7.

Fonte: G1