Cinema portátil - Miniprojetores viram tendência


Na tecnologia contemporânea, os projetores ficam cada vez mais diminutos — e não irá demorar muito para que você possa, por exemplo, projetar vídeos diretamente do seu celular ou iPod.

Um dos primeiros projetores realmente compactos foi o Toshiba TDP-FF1AU, anunciado em 2006, nos Estados Unidos. Ele trazia, além da lâmpada com durabilidade de 10 mil horas de projeção, uma pequena tela para receber as imagens projetadas.




Já o Samsung MBP-100 é atual: foi lançado no mercado sul coreano em março. Capaz de projetar imagens em até 20 polegadas (e em 10 Ansi lumens, unidade de luminosidade da projeção), funciona acoplado a um telefone celular ou MP3 player. Custa cerca de US$ 300.


O componente que permite à Samsung oferecer o projetor MBP-100 é fabricado pela 3M. De tamanho diminuto (cabe facilmente na palma de uma mão), a peça pode começar a ser embutida em celulares em breve — e facilitar a projeção com mobilidade.


Além de celulares, projetores compactos já são vendidos com suporte a cartões de memória. O modelo da foto, batizado de Micro Projector, funciona à base de quatro pilhas AA. Na foto, a entrada para cabos de vídeo do projetor e o slot para cartão de memória do gadget — que traz, ainda, um pequeno alto falante para o som das projeções.


A miniaturização dos projetores também faz parte do protótipo do designer Stefano Casanova: um celular com sistema Windows Mobile e projeção embutida. Para ativá-la, basta girar seu display LCD.


No site do Pico Projector, imagem simula seu uso numa partida de videogame. Basta um cabo para transformar a partida de tênis virtual em uma competição mais realista.


O Oio também é um protótipo de miniprojetor portátil. É de autoria de uma empresa israelense chamada Explay. No site oficial, o fabricante diz se tratar do "menor projetor portátil do mundo".


Imagem divulgada pela Explay mostra como o dispositivo Oio funcionaria quando ativado e posicionado contra uma parede branca.


Fonte:TechNet