Como reconhecer mensagens mentirosas?

Quem nunca recebeu um e-mail de um amigo ou mesmo de um desconhecido com o aviso de que foi descoberto um novo vírus perigoso altamente destrutivo?

E-mails contendo informações sobre uma nova praga virtual perigosa, capaz de infectar ou destruir o disco rígido do micro do destinatário enquanto a mensagem estiver sendo lida ou quando o usuário clicar em determinada tecla ou link, não passam de boato.

No mundo dos vírus de computador, são conhecidas como "hoax", mensagens falsas que circulam pele rede com o único objetivo de assustar o internauta e fazê-lo continuar a corrente interminável de e-mails indesejados.

Quem cria a mensagem hoax normalmente costuma dizer -para dar mais veracidade à ameaça- que a informação partiu de uma empresa confíavel, como IBM ou Microsoft, e que a descoberta foi noticiada por alguma rede de TV ou por algum jornal, sem, no entanto, indicar links diretos para a tal notícia publicada.

Antes de sair desconsiderando tudo quanto é mensagem duvidosa, deixando escapar as verdadeiras, veja abaixo algumas dicas para ajudá-lo a reconhecer ameaças falsas de vírus:

* O autor da mensagem sempre coloca o nome de uma empresa grande como autora da descoberta para tentar dar veracidade à ameaça;
* Parte ou toda a mensagem é escrita em letras maísculas, de forma a chamar bastante atenção;
* No texto há sempre um pedido para que o usuário repasse o e-mail para o maior número de pessoas possível;
* O autor da troça nunca dá nome ao suposto vírus;
* Não há arquivos anexados de nenhum tipo.

* Se ainda assim, tiver dúvida, lembre-se: Empresas como Microsoft ou CNN não descobrem vírus;
* Quando a ameaça é real, empresas de antivírus costumam soltar um comunicado oficial alertando para o grau de destruição e de relevância do vírus novo, seja em seus sites, seja na grande imprensa.

Portanto, quando uma mensagem dessas aportar na sua caixa postal, não passe adiante. Apague-a sem dó.

Fonte: Uol