Mecanismo de busca permite procurar pessoas na web

O mecanismo de busca Spock (spock.com), que permite procurar pessoas em um imenso banco de dados online, foi aberto em versão beta ao grande público. A novidade foi noticiada no site Webware, que participou dos testes fechados e se disse surpreso por ter encontrado um bom número de pessoas, inclusive de não celebridades.

Diferente de outros sistemas de busca de pessoas, como é o caso do WikiYou (wikiyou.com), por exemplo, o Spock utiliza algoritmos para encontrar e fundir sob um único perfil todas as informações encontradas a respeito de uma dada pessoa. Usuários podem adicionar tags, links e fotos ao conteúdo encontrado em redes sociais e sites como IMDB e Wikipédia.

O site TechCrunch afirma que, apesar de divertido e de incentivar a participação de seus usuários, Spock precisará receber muitas visitas para que o produto possa receber investimento de anunciantes, principalmente pelo foco do sistema.

Ainda como obstáculos existem concorrentes de peso, como o Wink (wink.com), atualmente com um banco de dados com perfil de mais de 200 milhões de pessoas, e que conta com um sistema mais automatizado de cadastro.

Os responsáveis por Spock afirmam que o serviço possui mais de 100 milhões de cadastros em seu banco de dados, e aqueles que sentirem a falta de si mesmos por lá, podem se registrar para receber informações de como inserir seu próprio perfil.

Em testes realizados pela equipe Magnet foram encontrados cerca de 200 mil brasileiros já cadastrados no sistema.

Convém esclarecer, por fim, que Spock está bastante lento, talvez por estar em sua versão Beta ou ainda porque está atraindo a atenção de muitos curiosos.

Em tempo, o nome do site é inspirado no cult-personagem Sr. Spock, do seriado Jornada nas Estrelas (Star Trek), interpretado por Leonard Nimoy.