Ainda não existe melhor maneira de conhecer a história da música moderna e a vida dos seus artistas favoritos do que ler biografias. Atualmente, excelentes publicações das mais diversas bandas e cantores estão disponíveis no mercado. Fizemos uma seleção com aqueles títulos que você simplesmente não pode perder. Se ligue nas dicas e boa leitura.
A divina comédia dos Mutantes (Carlos Calado)
nacional. Através de entrevistas com mais de setenta pessoas, incluindo os membros Rita Lee, Sérgio Baptista e Arnaldo Dias, Calado mostra de maneira leve e bem escrita não somente a história dos Mutantes, mas deO jornalista Carlos Calado narra o surgimento de uma das bandas mais importantes da história da música brasileira, que mudaria de vez o cenário do rock uma época crucial para a nossa música.
Essa comovente obra conta a história de um dos principais músicos do rock brasileiro. Escrita pela jornalista Regina Echeverria a partir do relato de mais de vinte horas de entrevista com a mãe do cantor, Lucinha Araújo, Cazuza - Só as mães são felizes traz fotos das várias fases do astro e uma narração esmiuçada de sua trajetória.
Com amor, Janis Joplin (Laura Joplin)
Escrita pela irmã da cantora, Laura Joplin, essa biografia desmistifica o status de ícone de Janis. Para escrever o livro sob o seu ponto de vista, Laura reúne histórias da relação de sua irmã com a família a um vasto material de pesquisa e entrevistas com amigos, companheiros e ex-amantes da cultuada cantora.
Come as you are - A história do Nirvana (Michael Azerrad)
Quinze anos após ser lançada nos Estados Unidos, essa importante biografia da banda americana chegou ao Brasil esse ano. O jornalista e crítico musical Michael Azerrad narra toda a trajetória da banda, desde os tempos da pequena cidade de Abardeen até o sucesso internacional. Para escrever o livro, Michael passou mais de vinte e cinco horas entrevistando Kurt Cobain.
Dylan - A biografia (Howard Sounes)
O aclamado biógrafo Howard Sounes vasculha os mitos e boatos que circundam a imagem de um dos maiores ícones da música americana, fornecendo novas visões sobre a vida de Dylan. A história do cantor, desde sua infância até os dias atuais, é narrada com a ajuda de mais de 250 entrevistas, entre amigos, músicos, amantes e familiares.
Eric Clapton - Autobiografia (Eric Clapton)
Um dos maiores guitarristas da história do rock reflete nesse livro a sua brilhante trajetória. Apresentando uma visão sincera e crítica de sua vida, Eric não deixa de narrar seus piores momentos. Sua fase depressiva, na qual sucumbiu ao vício da heroína e do álcool e até pensou em suicídio, é uma das partes mais polêmicas da obra.
Jimi Hendrix (Sharon Lawrence, Roberto Franco Valente)
Além de ser repórter especializada em música popular e de ter trabalhado como consultora para grandes empresas fonográficas, Sharon Lawrence era amiga de Jimi Hendrix, o que lhe deu excelentes condições para escrever esse relato preciso da vida do astro. A face mais tímida e inocente de Jimi é retratada no livro, além de seu perfeccionismo extremo.
Madonna - 50 anos (Lucy O'Brien, Inês Cardoso)
Escrita pela britânica Lucy O'Brien, fã da estrela pop desde 1985, essa biografia lançada justamente quando Madonna completa meio século de vida é recheada de histórias da vida pessoal da cantora, além de depoimentos de ex-namorados, amigos e familiares. Um dos pontos mais tocantes é a reconstituição da violência sexual que a estrela sofreu em Nova York, quando foi agarrada por um homem armado.
Roberto Carlos em detalhes (Paulo César Araújo)
Uma das biografias mais polêmicas de uma personalidade brasileira, Roberto Carlos em detalhes foi proibida pelo "rei" através de um processo judicial e saiu de circulação quatro meses depois do seu lançamento. O autor trouxe à tona diversos fatos inéditos e controversos, como o acidente de Roberto em um trilho de trem e a morte de sua mulher, Maria Rita. Apesar da proibição, exemplares raros ainda são vendidos em sebos e é possível fazer o download do texto em sites da internet.
Sexo, drogas e Rolling Stones (José Emílio Rondeau, Nélio Rodrigues)
De maneira leve e diferente, o jornalista José Emílio Rondeau e o historiador do rock Nélio Rodrigues contam a história da maior banda da atualidade. Fazendo um apanhado de recortes, depoimentos de fãs e matérias de jornais e revistas, os autores apresentam um conteúdo rico e repleto de informações sobre o grupo inglês.
The Beatles - A biografia (Bob Spitz)
Depois de oito anos de pesquisa e muitas entrevistas, o jornalista Bob Spitz conseguiu levantar um rico material cheio de fatos inéditos e revelações sobre a história dos quatro rapazes de Liverpool. Em mais de mil páginas, o autor narra a história da banda de maneira detalhada e precisa, como nenhum outro biógrafo havia feito antes.
Vale tudo - O som e a fúria de Tim Maia (Nelson Motta)
Um dos amigos mais próximos do "síndico", o compositor e jornalista Nelson Motta, conta de maneira leve, bem humorada e quase literária, a história desse grande ícone da música brasileira. Vale tudo é uma viagem pela vida de Tim Maia, que começa na sua infância no bairro da Tijuca, no Rio de Janeiro, e atravessa as crises, os sucessos e os vícios do cantor.
Fonte: Terra