Novo iPhone: o que esperam do aparelho

Na próxima segunda-feira (09/06), Steve Jobs, CEO da Apple, se encontra com desenvolvedores e a mídia no Worldwide Developers Conference, evento voltado para programadores, que acontece em São Francisco (EUA).

Compare Preços Acessórios para Áudio e Vídeo

Neste ano, a empresa especialista em fazer mistérios parece fugir do campo do desenvolvimento de software e se concentrar no filho mais promissor: o iPhone.

A expectativa é o anúncio da nova versão do aparelho, que parece chegar sem expressivas mudanças. E, enquanto o evento não começa, na Internet não faltam especulações sobre quais serão as alterações do novo iPhone —a começar pela expectativa de que o anúncio será feito na segunda.

Entre as principais evidências que confirmam o anúncio está na falta dos aparelhos em lojas americanas e britânicas desde a semana passada —forte indício de que vendedores querem renovar seus estoques com novidade.

Veja, a seguir, uma lista dos principais rumores sobre o possível novo iPhone que correm pela Web:

1. O iPhone terá suporte para a tecnologia de terceira geração (3G) - De todos os boatos sobre o novo aparelho, este é o que tem mais chances de se concretizar, já que uma pesquisa sinalizou que 11% dos potenciais compradores do aparelho aguardam uma versão 3G. O modelo atual traz conexão à Internet via Wi-Fi ou EDGE. Quem costuma acessar a Web pelo celular sabe a dificuldade de se fazer downloads usando a rede de dados da operadora. Se, apenas oferecendo Wi-Fi e EDGE, o iPhone já é responsável por um terço de todo o tráfego da Web móvel no Brasil - mesmo sem ser vendido aqui - imagine quando a banda larga chegar ao aparelho.

2. O aparelho trará chip GPS integrado - O novo iPhone também entraria na onda dos celulares com localizador. O blog de tecnologia internacional Gizmodo fez uma lista divertida apontando que a nova função não seria bem-vinda ao aparelho. Entre os motivos estão a bateria, que não agüentaria por muito tempo, o tamanho do chip, que aumentaria o volume do aparelho e a dificuldade em se criar uma tecnologia de localização tão boa quanto os GPS que já existem no mercado.

3. Mudanças estéticas - A próxima promessa é que o novo iPhone será aproximadamente 20% mais fino (chegando a 9,3 mm). O modelo atual tem 115 mm de altura e pesa 135 gramas. Além disso, os botões serão cromados e a parte posterior do aparelho será na cor preta. Tamanho (3,5 polegadas) e resolução (480x320 pixels) da tela continuarão as mesmas.

4. Bateria - Embora ainda acoplada ao aparelho, os boatos mostram que a Apple trabalha para otimizar a vida útil da bateria. Hoje, segundo o site da empresa, a bateria agüenta 8 horas de conversação, 250 horas em stand-by e 24 horas de áudio. Para se ter uma idéia, a bateria do N95, da Nokia, agüenta 6 horas e 30 minutos de conversação e 220 horas em stand-by.

5. Capacidade - O blogueiro Leander Kahney, do Cult of Mac (Wired), cita que o novo aparelho terá a capacidade dobrada, chegando a 16 GB e 32 GB. As informações, segundo ele, foram dadas por um programador de software ligado à empresa.

Quais dessas mudanças você acha que realmente farão parte da versão 2.0 do iPhone? E, ainda: será esse o grande anúncio de Jobs ou os macmaníacos encontrarão novidades que vão além do update no celular?

Fonte: Uol