TV morta pela internet : Também no Brasil

Poucas semanas atrás, postei no Ta-Ligadão sobre (uma das várias) preocupações de executivos de TV norte-americanos ao notarem queda de audiência no programa mais assistido no país. No caso, o American Idol.

Durante evento, a avaliação geral foi que as pessoas mais novas (a tal da geração Y) não têm a mesma paciência para passar na frente da televisão as várias horas do programa de calouros. E, mais, se estiverem de fato interessadas no show, acompanham o placar da eliminação pela internet.

Caso contrário, acessam o conteúdo que querem, da maneira pela qual querem. Questão de controle.
O interessante é que essa mudança também está acontecendo no Brasil. De acordo com dados do Ibope (na coluna do Daniel Castro, só para assinantes da Folha), as novelas da Globo estão sofrendo com perda de audiência. Conforme o público dos folhetins envelhece (e continua fiel), as novas gerações não estão tão interessadas no formato.

Isso é mostrado nos números. Enquanto a média de audiência da novela das oito de 2004, "Senhora do Destino", foi de 50,4 pontos no Ibope, a atual "Duas Caras" vai acabar com média de 41.

O colunista aponta o acesso a novas mídias (internet) e o crescimento econômico como fatores que explicam o movimento.

Para mim, vai além. Há fator comportamental que se sobrepõe. É difícil imaginar alguém da geração Y em frente à TV assistindo passivamente o conteúdo entremeado de comerciais sem poder definir nada. Voltamos ao ponto: questão de controle.

De qualquer maneira, é interessante imaginar o que aconteceria com a grade de programação da rede mais assistida no Brasil se as novelas continuem nessa espiral de queda.

Fonte: adaptado do Computerblog (Vinicius Cherobino)