Chip Atom para laptops custará 52% a mais que para desktop, diz Intel

Taipé - Por conta de sistema de resfriamento, chip Intel Atom N270 para laptops custa US$ 44, enquanto Atom 230 para desktops sai por R$ 29

O processador Atom, da Intel, feito para netbooks ou minilaptops custará 52% mais que sua versão para desktops, de acordo com a última lista de preços divulgada pela Intel. O Atom N270, voltado a mini-laptops, custa 44 dólares, comparado aos 29 dólares do Atom 230, para desktops.

O Atom é o processador com menor tamanho e potência da Intel, designado para uma nova categoria de equipamentos de computação de baixo custo e sempre conectados à internet.

Os chips encontraram seu lugar com vários aparelhos, principalmente entre os populares ultraportáteis, que incluem o Eee PC, da Asus; o Wind, da MSI; o Aspire one, da Acer; e o M912, da Gigabyte.

Os ultraportáteis ficaram populares porque são pequenos e leves, pesando normalmente menos de um quilo, o que os torna muito fáceis de se carregar. Eles também são baratos, com preços abaixo de 500 dólares, e muitos dos novos funcionam por sete ou oito horas com uma bateria de seis células.

A diferença entre a versão para laptop do processador Atom e a versão para desktop é o calor. Há mais espaço dentro da CPU de um desktop para permitir que o calor seja dissipado ou para mais sistemas de refrigeração como ventiladores, o que permite que o chip seja produzido usando material menos caro. O Atom 230, por exemplo, requer um empacotamento mais barato que o N270.

Fonte: AP