Entenda porque o software de e-mail pode duplicar as mensagens no PC

Configuração inadequada do programa pode não apagar as mensagens do servidor; Veja como resolver o problema.

Um leitor está com problemas em seu correio eletrônico. Ele diz que configurou um software cliente de e-mail para receber as mensagens da conta do seu servidor. Até aí, nenhum problema já que ele recebe todas elas.

Mas o problema está justamente no excesso, e não na falta de mensagens. E não estamos falando de spam!

Sua reclamação é de que toda vez que abre o programa de e-mail no PC, o software baixa as novas mensagens e também aquelas que ele já leu, ou seja, os e-mails antigos.

Devemos trabalhar com mais de uma possibilidade. A primeira delas seria a seguinte: talvez o usuário leia suas mensagens tanto via webmail, quanto via software cliente.

O que é importante saber aqui é que se você lê uma mensagem no serviço da web, mesmo que ela seja considerada pelo servidor como “já lida”, o programa cliente irá baixá-la de qualquer forma quando se comunicar com o servidor.

Para tais softwares, como o Outlook, as mensagens serão sempre novas (ou seja, “não lidas”), tenha o usuário tido acesso a elas no webmail ou não. Para o aplicativo, as mensagens de fato acabaram de chegar.

A solução neste caso é simples. Quando você ler uma mensagem no webmail e não quiser que ela vá pro seu PC mais tarde, é preciso apagá-la. Assim, quando cliente e servidor se comunicarem, o e-mail não estará mais lá para ser baixado.

Outras possibilidades
Mas se este não é o seu caso, isto é, se você não lê suas mensagens via webmail, tente outras opções. Uma delas consiste em mexer nas configurações da sua conta no software cliente para que este, ao baixar as mensagens, não deixe cópia delas no servidor.

Pode estar acontecendo de o programa baixar todas as cópias preservadas de e-mails já baixados sempre que se conecta ao servidor.

No Outlook Express, por exemplo, vá em Ferramentas, Contas de E-mail, Exibir ou alterar contas de e-mail existentes. Selecione a sua conta e clique em Alterar.

Acesse Mais configurações e vá na aba Avançado. Lá, desmarque a opção Deixar uma cópia das mensagens no servidor.



Experimente desativar a opção de manter cópias das mensagens baixadas no servidor

Volte a usar sua conta de e-mail e veja se a mudança funcionou.

A terceira possível causa do problema pode ser um erro do próprio usuário. Certifique-se de que você sempre espera até que a tarefa de 'baixar mensagens' realizada pelo cliente de e-mail seja 100% concluída.

Cancelar esse processo antes de sua conclusão total pode fazer com que ele recomece desde o início da próxima vez, o que significa download de mensagens já baixadas.

Fonte: PCW