Número de usuários de notebooks passará o de desktops no Brasil em 2010, diz Abinee


São Paulo, 14 de agosto de 2008 – O número de consumidores de notebooks passará o de desktops em 2010. Essa é a previsão feita pela Associação Brasileira da Indústria de Eletroeletrônicos (Abinee). Apesar da participação dos desktops ainda ser maior do que a de notebooks, esse cenário diminui gradativamente e deverá se inverter nos próximos dois anos.

Um dos principais fatores para essa mudança de comportamento dos consumidores barsileiros está na desvalorização do Real, que barateou os portáteis. Fora isso, o equipamento tem um grande apelo de praticidade, que o desktop não tem. No entato, o computador de mesa, quando montado por peças, é mais barato que o notebook. Em relação à capacidade, a diferença que existia entre os dois já diminuiu. Hoje existem portáteis tão parrudo quanto um desktop.

Segundo Antônio Hugo Valério, vice-presidente de informática da Associação Brasileira da Indústria de Eletroeletrônicos (Abinee), "como o mercado não é linear, não existe uma previsão concreta, mas podemos fazer estimativas de quando a participação de mercado dos portáteis será maior do que a de desktops. Muitos usuários estão se interessando pelo notebook como um substituto do seu velho computador, ou mesmo como uma segunda opção de equipamento".

O executivo observou que o crescimento de 2007 para 2008 do mercado de notebooks foi similar, ou seja 183% no ano anterior e 185% no atual, e que se mantiver esta tendência, em pouco tempo os notebooks dominarão o mercado. "A estimativa é que até o final de 2009, a base instalada de notebooks será a mesma de desktops, ou seja, 50% para cada lado", declarou Valério. "Em 2010, a Abinee prevê que a base de notebooks será de 75%, ou seja, serão três portáteis vendidos para cada PC de mesa", afirma.

Fonte: UOL