Quase 10 milhões de brasileiros acessaram blogs em 2007

Quase 10 milhões de pessoas acessaram e leram blogs no Brasil, de acordo com dados do Ibope/NetRatings de dezembro de 2007, o que representa 45% do número de internautas ativos no mês.

Para ser mais exato: 9,6 milhões de pessoas acessaram blogs, majoritariamente os que usam as ferramentas de publicação Blogger e Wordpress. Boa notícia? Depende do ângulo que você analise.

Para se ter uma idéia, em dezembro de 2006, aproximadamente 7 milhões de pessoas acessavam blogs na internet brasileira de suas casas. Em um ano, a expansão é de 37%. É um senhor crescimento, embora não seja um espetáculo.

Comparando com o crescimento do número de internautas ativos no mesmo período, o número de pessoas que acessam blogs foi menor. O número de internautas ativos cresceu 49% em 2007, atingido 20,4 milhões de pessoas.


Destaque, diz o Ibope, para as ferramentas Blogger que atingiu 33% das pessoas que acessaram a internet em dezembro (há um ano, 20%) e para o Wordpress, com 13% (há um ano, 3,4%).

"Houve o crescimento exuberante da internet residencial, com novas pessoas trazendo novos hábitos de navegação", avalia José Calazans, analista de mídia do Ibope/NetRatings.

Para se ter uma idéia, o Brasil cresceu, em número de internautas mensais, mais do que os Estados Unidos (2,2%), França (14%), Espanha (11%) e Japão (8,5%).

Em números absolutos, o Brasil ganhou novos 7 milhões de usuários residenciais mensais, enquanto EUA ganharam 4,8 milhões, França, 4,5 milhões, Japão, 5,5 milhões e Espanha, 3 milhões.

"Boa parte dos novos usuários, com destaque para os adolescentes, provavelmente navegavam em Lan Houses e, com tempo limitado, tinham uma navegação mais objetiva, consultando e-mail e atualizando perfis em comunidades", acredita Calazans.

Além disso, outra grande parte dos novos usuários, que são os perfis que mais cresceram, são crianças e idosos, que são justamente as pessoas que menos fazem uso de buscadores e portanto acabam caindo menos em blogs.

Fonte: Idgnow.uol