Hacker será extraditado dos EUA por invadir rede do exército

Britânico Gary McKinnon adimitiu invadir PCs para procurar evidências de que o governo dos EUA tem conhecimento sobre OVNIs.

Um hacker britânico que admitiu entrar nos computadores do exército norte-americano esperando descobrir evidências sobre buscas por Objetos Voadores Não Identificados (OVNIs) está a caminho de ser extraditado dos EUA depois que a Suprema Corte Britânica negou seu recurso contra extradição nesta quarta-feira (30/07).

Gary McKinnon, nascido em Londres, será a primeira pessoa extraditada dos EUA por crimes relacionados à informática. Ele poderia enfrentar mais de 60 anos de prisão.

Com 42 anos de idade, McKinnon disse que planeja apelar da decisão para a Corte Européia de Direitos Humanos, a última instância a qual pode recorrer.

Em seu apelo, o McKinnon argumentou que quando a promotoria norte-americana ofereceu a ele uma sentença mais curta em troca de se declarar culpado, a oferta colocou uma “desproporcionada” pressão sobre ele para ceder seus direitos legais e, particularmente, seu direito de contestar a extradição. “Pressões desse tipo vão contra a lei inglesa”, argumentou ele.

Mas, em seu julgamento, a corte disse que "a diferença entre o sistema norte-americano e o nosso talvez não seja tão gritante quanto a tese do apelante sugere. Neste país também há um reconhecido desconto para os que se declaram culpados.”