Internet via rede elétrica

A conexão à Internet aparentemente evolui muito bem, na caminhada ao futuro Tecnológico. Termos como ADSL, WiMAX ou cabo poderiam ser o suficiente para garantir acesso à rede mundial nas residências.

Entretanto, uma tendência que surge com força é o aproveitamento da malha elétrica para transmitir dados da Web. Um protótipo de casa do futuro apresentado no início do ano na feira de tecnologia CeBIT apostava na solução.


"Do ponto de vista prático, a idéia de rede elétrica e Internet compartilharem o mesmo canal é excelente. Aproveita-se uma estrutura já existente, que é a da rede elétrica. Além disso, bastaria conectar um aparelho com suporte a acesso à Web em uma tomada e pronto", afirma o consultor técnico e diretor da Blue Systems André Jaccon.
À exceção do Brasil e do protótipo bem sucedido da CeBIT, a experiência da Internet elétrica tem dado certo em alguns países.

Em Caracas, na Venezuela, esse tipo de transmissão está a todo vapor. A empresa de tecnologia BPL Global implementou em maio deste ano a tecnologia de banda larga através da rede elétrica (conhecida como Broadband PowerLine, ou BPL).

A Internet opera utilizando as redes elétricas de média e baixa voltagem já existentes. A idéia é oferecer serviço de Internet em áreas de baixa renda e pouca cobertura de serviços. "A sofisticação e versatilidade do projeto possibilita trabalhar com diversas infra-estruturas elétricas e requisitos de serviços, e ambientes operacionais distintos", diz Geraldo Guimarães, presidente da BPL Global para a América Latina.

" Isso que é Internet de alta Voltagem"

Fonte: Uol tecnologia